Carregando...
JusBrasil - Política
24 de abril de 2014

Escola Ridalva apresenta danças, objetos e temas do folclore em exposição

Publicado por Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Agosto é o mês do folclore e as escolas, nesse momento, procuram levar os alunos a aprofundar o estudo sobre costumes do povo brasileiro. O dia 22 é oficialmente dedicado ao folclore, mas a Escola Municipal Professora Ridalva Corrêa de Melo Figueiredo foi além disso. O interesse pelo folclore esteve na pauta durante todo o mês, e os alunos puderam utilizar a biblioteca da escola para os trabalhos de pesquisa. A culminância do projeto foi na sexta-feira (dia 28): uma exposição de objetos típicos da cultura popular, com direito a quadros cedidos especialmente pelo artista plástico Sílvio Jessé.

Quisemos resgatar e transferir a eles a responsabilidade de transmitir isso de geração para geração, resumiu a diretora Jocelma Gusmão. Percebemos um envolvimento muito grande dos alunos, completou. Além de conferir a exposição de objetos, os visitantes também acompanharam uma feira de comidas típicas. Os alunos se caracterizaram como personagens do universo folclórico e apresentaram samba de roda, trança-fita e bumba-meu-boi. A apresentação do maculelê ficou a cargo dos monitores do projeto Escola Mais.

TRANSMITINDO A CULTURA A platéia formada por pais de alunos acompanhou todas as apresentações de temas folclóricos, entre elas o terno de reis formado por moradores do povoado de Pradoso. Onde me chamar, eu vou, disse a animada líder dos reiseiros, dona Fidelcina Santos Souza. Do alto de seus 66 anos, mãe de doze filhos, ela se disse orgulhosa por transmitir aos jovens estudantes a cultura que ajudou a valorizar ao longo de tanto tempo. É um arvoredo: produz a fruta e deixa a semente, comparou.

A Escola Ridalva oferece os Ciclos 1, 2, 3 e 4. Boa parte de seus estudantes vivem na área rural de Vitória da Conquista, dividindo-se por vários povoados. Alguns saem de suas casas às quatro da manhã para estudar. Dona Maria Elza Bispo, por exemplo, é avó de um aluno do 2º ano do Ciclo 3 (antiga 6ª série). Mora na zona rural, mas foi à escola para acompanhar as apresentações e disse ter-se lembrado da infância por conta das coisas que viu. Acho muito importante, observou.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-v-conquista.jusbrasil.com.br/politica/3483698/escola-ridalva-apresenta-dancas-objetos-e-temas-do-folclore-em-exposicao